Sugestões de livros

1° ANO

Livro: Nicolau Tinha Uma Idéia



Neste livro Nicolau tinha uma idéia na cabeça e, um dia, ouviu a idéia de João. Então passou a ter duas idéias na cabeça. Depois disso, Nicolau falou com Maria, Pedro, Manuela... e passou a ter várias idéias. Aqui, as idéias são representadas por desenhos, e as crianças têm uma surpresa no final - uma página em branco,para que cada um possa desenhar seu próprios pensamentos, participando da história.

Livro: O Menino que Aprendeu a Ver


O que João não entendia eram as palavras. Então chegou a hora de entrar na escola. À medida que aprendia, o espanto de João, em vez de diminuir, crescia! Ele viu primeiro a letra A das placas, faixas e revistas. Depois, a letra D. Quando João percebeu... Adivinhe o que aconteceu!





2° ANO

Livro:Coral dos Bichos



Os bichos resolveram formar um coral. O macaco foi nomeado regente.Cada bicho quis mostrar a sua voz.Mas, ja na primeira apresentacao, comecaram a se gabar. Que problema para o macaco.Sera que ele conseguira resolve-lo?











LIvro: Nascer Sabendo



O livro trata do tema aprendizagem. A personagem da história, uma garotinha esperta como outra de sua idade, se sentia uma boboca porque não sabia fazer um monte de coisas que os outros já sabiam: andar de bicicleta, ler, contar... Então, percebeu que, conforme o tempo foi passando, suas dificuldade e inabilidades se tornaram superáveis, pois faziam parte de seu processo de crescimento. Ela compreendeu que ninguém nasce sabendo.




3° ANO

Livro: Cemitério Sem Mistério





Tudo começa com novos amigos e um animado jogo de futebol. Era dia de eclipse e, de repente, o dia virou noite. Nisso, a bola sobe, sobe, sobe e cai... justamente onde? No cemitério! E agora? Buscar a bola no cemitério? Ai, que medo! Divirta-se coma prosa, os versos e os desenhos de Cláudio Martins.







Livro: A Maquina maluca



Na nossa rua tinha um cientista, o professor Batista, que construiu uma máquina faz-tudo e vendeu para o governo. Era tudo perfeito, ninguém mais precisava trabalhar, até que a máquina ficou exigente. Queria 20.000 latas de goiabada, 1.000 litros de perfume francês... Todos voltaram para o trabalho e passaram a trabalhar muito mais, para atender tantos caprichos. A situação ficou tão ruim, que decidiram desligá-la. Mas ela era muito esperta, ninguém conseguia vencê-la. Ninguém?


4 ANO


Livro: Um Jeito Bom de Brincar




Brincando com os sons, com o ritmo das palavras e dos versos, este livro estimula a ler. Os poemas de Um jeito bom de brincar podem ser a base para as brincadeiras de teatro, em grupo, em dupla ou trio. Momentos de diversão e aprendizagem aguardam a garotada.










Livro: A Pedra Magica do Tempo

Jonas era um menino afobado. Tinha até o apelido “Jonas-não-vejo-a-hora”. Certo dia, um mago lhe ofereceu a possibilidade de mudar algo em sua vida. O que você escolheria? Jonas, se pudesse, mudaria... o tempo! O mago leva a sério as palavras do menino e lhe dá a pedra mágica que acelera os minutos, as horas, os dias...



5° ANO


Livro: Reflexos dos Olhos-d'aguá




Aconteceu no alto da Serra da Canastra, ao sul de Minas Gerais, o momento mais sublime da viagem à nascente do São Francisco. A autora reflete sobre os maus tratos à natureza: '(...) Acho que isso só vai mudar no dia em que o homem sentir que é um ser vivo como os outros e q...








Livro: Saudades do Rio Mar


Neste e em cada livro da coleção Caminhos do São Francisco, a personagem Jaciobá se depara com um Brasil que muitos ignoram e nos relata impressões emocionadas sobre as pessoas que conhece, as paisagens marcantes que percorre e a dura situação social que testemunha.